Ultreia de S. João da Madeira
O dia 12 de Janeiro de 1966 é a data do início da caminhada da Ultreia de S.João da Madeira.O Secretariado Diocesano do MCC, inspirado pelo Senhor que escolhe sempre os melhores entre o melhor, teve no Carlindo de Oliveira, no José Lima, no Fernando Ribas e no Domingos Oliveira, os primeiros instrumentos fiéis para a concretização do projecto divino. Depois, muitos outros, igualmente dos bons, foram-se juntando: o Zeca Tavares, o David Freire, o Amadeu Oliveira, o Armando Guimarães, o Viriato Ferreira, o Rufino de entre todos eles.
O Padre Moura de Aguiar, pároco desta freguesia durante cerca de meio século, foi seu primeiro director espiritual muitos anos (foi o director espiritual do 1.º Cursilho Regional), cedendo as instalações do magnífico Centro Paroquial, junto à Igreja Matriz. Dela foram geradas outras três fecundas Ultreias: Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra.
Para lá da total disponibilidade, carinho e testemunho de grande amor ao Movimento dos Cursilhos, do Padre Manuel Caridade Pires, sacerdote missionário dos Passionistas, e do Diácono permanente António Carvalhos Poças, uma equipa de 16 sacerdotes, na sua maioria pertencentes aos Padres Passionistas de Santa Maria da Feira, e alguns do Seminário de Cucujães, para além de párocos, ao serviço de um por mês, desenvolvem, com notável preparação e eficaz solicitude, um trabalho valiosíssimo de formação e de incentivo evangelizador. São da sua área de missão as freguesias de S.João da Madeira, Arrifana, Cucujães, S.Miguel do Souto, Cesar, Sanfins, Escapães, Mosteirô.
Equipa Coordenadora:
Director Espiritual
Pe. João Paulo da Silva Valente
Casal Coordenador
António Almeida Válega
Maria Dores Correia Freire Silva
Local
Centro Paroquial de S.João da Madeira.