O que dizer do bloqueio das sementes e cereais para o mundo esfomeado? O que podemos fazer, para além de semear, nem que seja numa horta vertical?
Aceitam-se trabalhadores e sugestões em solidariedade. Chamar mais um(a) com o pré-curso para a renovação da mentalidade e da ação é uma outra resposta.
Outros bloqueios, para além do chamamento, não devem ser esquecidos, como os da pouca vontade em combater as limitações humanas e outros limites ao abrir o Coração a Cristo, aquando da idolatria do dinheiro, ou do consumo como o álcool, ou da indiferença religiosa,…
O que pensar dos bloqueios à ecologia integral, à educação em primeiros socorros, à formação artística, à diversidade agrícola contra a monocultura da vinha e eucalipto, à Educação Moral e Religiosa Católica?
Esta última é uma disciplina curricular presente nos ensinos básico e secundário (Dec. Lei 70/2013 de 23 de maio). A educação da consciência ética e religiosa é um desafio urgente. O desenvolvimento dos valores da verdade, do amor, da paz, da justiça e da solidariedade deve ser assumido pela educação como fator decisivo na formação da personalidade das nossas crianças e adolescentes. Também a abertura ao transcendente, a procura de Deus e compreender a dimensão cultural do fenómeno religioso são caminhos a propor e a percorrer. Sonhar uma Humanidade nova e construir um mundo melhor são um imperativo que todos partilhamos. Com as escolas deste movimento MCC somos terreno aberto.
O solidário desenvolvimento está a ressurgir com o empenho de todos, desde a piedade popular, o culto dos Santos nas comunidades, até aos movimentos.
Quem povoa estes ambientes de festas populares e que lideranças manifestam?
Pe José Barros
Escreva um comentário